• artigo
  • Tutoriais

No quarto capítulo do Palácio do Crepúsculo, você e seu grupo irão encontrar ainda mais desafios, chefões poderosos e os materiais necessários para criar os equipamentos da Alma Guerreira do Crepúsculo.

Há mil anos, o outrora poderoso Império do Crepúsculo caiu em consequência da destruição de um demônio antigo que foi libertado de sua prisão. A tragédia deixou apenas um sobrevivente da linhagem real: A Princesa do Luar, que voltou recentemente do exílio para supervisionar as ruínas do Templo do Crepúsculo. Ela agora procura por poderosas heroínas e heróis que possam ajudá-la a combater um novo mal que ameaça os últimos remanescentes de um local que um dia foi chamado de lar.

Você e seu grupo podem ter explorado o Palácio do Crepúsculo, um local repleto de desafios e tesouros perdidos. Mas agora, com o desbloqueio do Capítulo 4 – Rapsódia dos Ressuscitados, a dificuldade aumentou ainda mais.

Reúna a galera para coletar os materiais necessários para criar os poderosos equipamentos da Alma Guerreira do Crepúsculo e ainda desbloqueie o Sistema do Repositório da Alma Guerreira!

1. Iniciando a Instância do Templo do Crepúsculo – Parte 1

Antes de iniciar a primeira parte do capítulo Rapsódia dos Ressuscitados, saiba que você precisa estar acima do nível 100, ter dois Renascimentos, possuir, no mínimo, o Céu Oscilante I e estar em grupo com um total de 10 pessoas.

Adicionalmente, é preciso possuir uma Ordem da Ode Lunar. Esse item, que tem duração de 24h dentro do seu inventário a partir do momento que é coletado, pode ser obtido das seguintes formas:

- Uma vez por dia como parte das recompensas entregues dentro da instância no Emissário da Cidade Universal;

- Através da sua Base do Clã;

- Ao realizar a trocar de uma unidade da Ordem da Ode Lunar Selada. É possível obter até cinco unidades desse item de maneira gratuita ao completar as missões da Expedição, que começam na Cidade do Pôr-do-Sol. Unidades adicionais da Ordem da Ode Lunar Selada também podem ser adquiridas no evento diário das Aparições do Crepúsculo, que ocorre das 16h às 22h de acordo com o horário dos servidores do jogo.

Com esses pré-requisitos concluídos, o líder do grupo deve se dirigir até as proximidades da Cidade Fei Wei e encontrar o pilar na entrada do Antigo Palácio do Crepúsculo, que inicia a missão do primeiro modo dessa instância, chamada de Templo do Crepúsculo Revisitado.

Enquanto o líder conversa com o NPC Inna Woo, Mestre Ladino, o restante do grupo deve se reunir utilizando o pilar no Antigo Palácio para se teleportarem para a parte principal da instância.

Caso prefira, o grupo também pode utilizar a Pedra da Terra do Sonho para iniciar a instância.

Portal de acesso à instância

2. Explorando o Templo do Crepúsculo Revisitado

Assim que a instância estiver devidamente ativa, todos os participantes devem conversar com o pilar dentro da sala de partida para acessarem a Balsa dos Ressuscitados.

A partir deste ponto, basta seguir a NPC Princesa do Luar, conforme ela guia o grupo até a Sala do Trono Crepúsculo e pelo restante da instância.

Durante esse trajeto, atente-se aos muitos monstros que irão surgir para impedir seu avanço. Entre esses inimigos, encontra-se o Carrasco da Alma, que possui a habilidade de paralisar seus alvos, e o Invocador Carrasco da Alma, que conjura ainda mais inimigos no campo de batalha assim que é atacado.

Dica: ao avistar o Carrasco da Alma preparando um ataque que projeta uma luz azul de formato retangular no chão, acelere o passo e saia dessa área para evitar uma paralisação indesejada.

Como sempre, um grupo bem balanceado é essencial para garantir a vitória.

3. O Salão do Crepúsculo

Sua primeira grande etapa nessa instância está no Salão do Crepúsculo. Aqui, você irá se deparar com o inimigo Senhor das Ilusões Armagedom. Mesmo que tenha um nível elevado e bastante experiência em encarar chefões, não se aproxime dele!

O Senhor das Ilusões possui uma aura de longo alcance que vai causando dano constante a todos que permanecem dentro dela. E caso essa aura não seja o bastante, ele ainda tem outra carta na manga: uma habilidade de eliminação instantânea, que se ativa quando alguém chega muito perto dele e que cancela o efeito de qualquer poção ou habilidade de imunidade.

Para evitar essa morte terrível, preste atenção em uma luz verde que surge ao redor das bordas da sala. Os locais onde a luz estiver acesa indicam a passagem segura para superar esse encontro.

4. A Sala do Trono do Crepúsculo

Ao adentrar na Sala do Trono do Crepúsculo, sua missão será derrotar o Imperador Crepúsculo.

Antes de começar a atacá-lo, saiba que o Imperador possui uma habilidade passiva que é adicionada no momento em que ele recebe dano de ataques automáticos. Quando isso acontece, o Imperador reduz a quantidade de dano que ele sofre por um período de tempo.

A cada 20 segundos, o Imperador irá atordoar todos os personagens que estiverem perto dele e irá redefinir o aggro. Dessa forma, ele provavelmente alterará o seu alvo principal após realizar esse ataque especial.

A cada 45 segundos, o Imperador irá lançar um debuff, cujo efeito reduz o ataque de todo o grupo em 20% por 30 segundos. Quando o HP do Imperador for inferior a 50%, esse debuff terá um efeito aprimorado.

Durante o combate, o Imperador ainda irá conjurar três Zumbis Sanguinários. Esses inimigos irão seguir personagens aleatórios, que serão indicados por um símbolo de olhos vermelhos logo acima de suas cabeças. Se você for um desses alvos, corra como o vento, pois, se for atingido pelos Zumbis, você sofrerá dano crítico.

Os Zumbis desaparecerão automaticamente quando o seu alvo selecionado morrer. Note ainda que mesmo que o Imperador seja derrotado, os Zumbis conjurados ainda permanecerão em campo.

De maneira geral, o Imperador causa alto dano a todas as classes do jogo, com a única exceção sendo os Bárbaros. Logo, não se esqueça de convidar um desses guerreiros furiosos para o seu grupo.

Com o Imperador Crepúsculo fora da jogada, basta conversar com a Princesa do Luar para continuar.

5. O Esmagador do Claustro

A área denominada como Esmagador do Claustro fica ao sul da Sala do Trono do Crepúsculo e é formada por uma série de corredores labirínticos.

Quando você e seu grupo estiverem prontos, basta o líder falar com a Princesa para que todos recebam um bônus de invisibilidade. Como você já deve ter imaginado, o desafio aqui é atravessar essa parte da instância estando furtivo.

A área de invisibilidade concedida pela Princesa é indicada por um círculo azul no chão. Essa área está sempre centralizada em um membro do grupo e muda de posição a cada 20 segundos.

Ao sair desse círculo, você perderá o efeito da invisibilidade automaticamente. Então, caso esteja na borda da área, tome cuidado durante essa mudança para não acabar sendo alvo dos monstros que rondam os corredores.

Durante a travessia pelo labirinto, essa alternância de centralização do bônus será feita até que pelo menos cada membro do grupo tenha sido escolhido. Se ao final desse processo o grupo ainda não tiver alcançado a saída, vocês terão apenas 3 minutos e 20 segundos para terminar essa parte da instância.

Além disso, se um participante que ainda não foi escolhido para ser o centro do buff morrer, o tempo total em que o grupo é afetado pela invisibilidade é reduzido. E se três ou mais jogadores morrerem, todo o grupo falhará e será necessário que o líder fale novamente com a Princesa para reiniciar essa parte da instância.

Atenção! Personagens mortos durante essa etapa não são ressuscitados!

Como mencionado acima, essa travessia não será fácil, já que o labirinto é lar de muitos monstros. Para ajudar o seu grupo, abaixo você pode conferir as especificidades das criaturas:

Os Guardas da Miragem não se movimentam, mas possuem uma grande área de detecção, que é representada por um círculo à sua volta. Eles não enxergam personagens que estejam invisíveis, exceto se um deles se aproximar demais do centro da área de detecção.

Os Observadores Carrasco da Alma se movimentam livremente e ainda possuem a capacidade de detectar personagens invisíveis assim que estes entram em sua área de detecção, representada por um círculo roxo. Tome cuidado triplicado com esse monstro, pois ele pode matar um personagem quase que instantaneamente.

As Garras Fantasmas aparecem de maneira aleatória pelo chão dos corredores e após causarem dano a um personagem, fazem com que novas Garras surjam.

Dica: mesmo não sendo o centro do bônus de invisibilidade, escolha um integrante do grupo que seja mais experiente para guiar o restante do grupo nessa travessia. Assim, é possível evitar boa parte dos inimigos e terminar o labirinto com algum tempo de sobra no relógio.

Com o labirinto para trás, é hora de derrotar o mini-chefe: Ceifador Ressuscitado.

Assim como no caso do Imperador Crepúsculo, após ser atacado o Ceifador ativa sua habilidade para reduzir o dano recebido por algum tempo. Além disso, conforme sofre dano, o Ceifador conjura diversos monstros na arena. Sendo assim, prepare-se para um longo combate.

Ao iniciar a luta, note que o grupo não poderá deixar a sala até que o Ceifador e seus monstros conjurados sejam eliminados. Se os personagens se afastarem demais, o modo de combate será finalizado, todos os membros do grupo serão eliminados e será necessário reiniciar o confronto.

No decorrer dessa luta, o Ceifador irá ativar uma habilidade para puxar todos os personagens em sua direção, utilizando em seguida uma habilidade de área com forma de leque que reduz o HP dos alvos em 60%.

Dica: classes que atacam à longa distância devem se posicionar junto à escadaria, evitando assim serem puxadas, perderem o alcance de seus ataques ou saírem do modo de combate.

Assim que o Ceifador Ressuscitado é derrotado, todos os monstros no labirinto do Esmagador do Enclaustro desaparecem e os personagens que morreram em algum momento da fase furtiva podem ser ressuscitados.

Nessa mesma sala, você encontrará um baú que contém unidades de Almas do Crepúsculo e de Pó Reparador do Crepúsculo. Ambos os itens são utilizados na criação dos equipamentos da Alma Guerreira.

Com seus prêmios coletados, é só conversar com a Princesa do Luar para ativar um atalho que liga a sala de confronto com o Imperador Crepúsculo com a sala de confronto com o Ceifador Ressuscitado.

6. A Biblioteca

Sua próxima tarefa é ir ao norte do Esmagador do Claustro para entrar na Biblioteca, onde poderá encontrar o Livro dos Mortos para completar suas missões, além da Ministra do Crepúsculo.

À primeira vista, tudo indica que a Ministra do Crepúsculo está sendo afetada por algum tipo de poder desconhecido. Mas será que ela realmente tem salvação?

Nessa fase, seu grupo terá duas opções, cada uma afetando diretamente o conteúdo do baú que será derrubado.

Optando por salvá-la, o baú será do tipo Horda Secreta Desperta, que contém mais itens e possui a chance de presentear com um material dourado utilizado na criação das botas da Alma Guerreira do Crepúsculo.

Optando por derrotá-la, o baú será do tipo Horda Secreta Adormecida, que não inclui o material dourado.

Novamente, a batalha contra a Ministra do Crepúsculo será demorada, já que ela também consegue reduzir o dano recebido por algum tempo.

Seus ataques são extremamente letais a todas as classes e, ocasionalmente, ela irá conjurar uma habilidade em área com a forma de um cone, que mata todos os alvos dentro. A única exceção para esses casos é, novamente, o Bárbaro.

Durante o combate, ela ainda usa uma habilidade que faz com que os personagens próximos durmam por 20 segundos. Esse efeito pode ser purificado ou removido quando o personagem é atingido por um ataque ou habilidade de inimigos.

Para complicar um pouco mais, Garras Fantasmas espreitam pelo subsolo, aparecendo no campo 3 segundos após o surgimento de círculos vermelhos no chão. Possuem ainda uma probabilidade mais alta de aparecerem abaixo de personagens que estejam dormindo. Quando isso acontece, novas Garras são conjuradas. Independentemente de como ou quando atacam, as Garras sempre irão causar dano equivalente a 40% do HP máximo do alvo.

Dica: tenha pelo menos uma pessoa no grupo que consiga cancelar o efeito do sono ou que possua a habilidade Fé da Daimon para reduzir o dano causado pelas Garras. Para conseguir purificar o grupo todo, Místicos podem utilizar a habilidade Erva Vital com uma Runa Celeste equipada.

Em determinados momentos, uma área amarela irá cobrir as áreas norte, sul ou central da arena. Não entre nessas áreas quando elas surgirem e saia correndo delas caso surjam onde você está.

Após 3 segundos, uma Garra Monstruosa sairá da parede mais próxima e atacará essa área por 15 segundos ininterruptos, causando dano igual a 20% do HP máximo de cada alvo.

Conforme vai perdendo HP, a Ministra deixa de usar alguns de seus ataques contra o grupo. Essa mudança de comportamento indica o momento em que seu grupo precisa tomar uma decisão.

Se optarem por derrotá-la normalmente, basta continuar atacando. Assim que a Ministra tiver menos do que 3 milhões de HP, ela se tornará imune, deixará de atacar completamente o grupo e em seguida derrubará o baú Horda Secreta Adormecida.

Agora, se seu grupo quiser fazer uma boa ação e salvar a Ministra, é recomendado que um Bárbaro segure a chefe durante a luta. Adicionalmente, deixe um ou dois integrantes do grupo para trás, evitando assim que a Ministra reinicie caso o Bárbaro venha a morrer antes do fim do confronto.

Seguindo esse esquema, sua preocupação será exclusivamente as Garras Fantasmas.

Enquanto isso, o Bárbaro deve puxar a Ministra em direção a uma das três portas fechadas localizadas no lado oeste da arena. Eventualmente, a Ministra irá utilizar sua habilidade de área em forma de cone. Como o Bárbaro é imune a ela, apenas a porta sofrerá o dano. Para cada porta, repita essa ação duas vezes para quebrá-las.

Assim que a primeira porta for destruída, é iniciado o processo para salvar a Ministra, que se tornará imune a todos os tipos de dano. Isso, no entanto, não significa que ela irá parar de atacar ou de conjurar Garras.

A cada porta destruída, um inimigo será conjurado. Cada um deles possui um total de 16,38 milhões de pontos de HP e só podem ser atacados a partir de um alcance de 8 metros.

Além disso, fique alerta, pois esses inimigos possuem um efeito especial que precisa ser evitado para que você não morra ou receba uma quantia tremenda de dano.

Abaixo você pode conferir os detalhes sobre esses inimigos:

Porta Sul – O Portão: Entropia --> esse inimigo, ocasionalmente, usa um ataque de área em forma de cone que causa morte instantaneamente.

Porta Central – O Portão: Auge --> esse inimigo irá conjurar besouros que se movem e causam grande dano a quem entrar em sua área de efeito, representada por um círculo roxo no chão.

Porta Norte: - O Portão: Ruptura --> esse inimigo irá conjurar uma área circular a até 8 metros de sua posição, que explode após algum tempo.

Quando os três inimigos forem derrotados, a Ministra do Crepúsculo estará livre da manipulação das trevas e desaparecerá, deixando como recompensa o baú Horda Secreta Desperta.

7. Retorno ao Salão do Crepúsculo

Para continuar, fale com a Princesa, que guiará o seu grupo até o Salão do Crepúsculo, lar do Senhor das Ilusões.

Diferentemente do primeiro encontro com esse chefe, agora você pode se aproximar dele para iniciar o ataque.

Você notará a presença de monstros cercando o Salão, mas nem se preocupe, pois não incomodarão o seu grupo.

Se você estava prestando atenção aos chefes anteriores, já sabe que o Senhor das Ilusões consegue reduzir o dano recebido após ser atacado.

Periodicamente, o Senhor das ilusões aplicará um debuff em um personagem aleatório que esteja próximo a ele. Esse efeito faz com que o MP do alvo seja reduzido de maneira mais rápida que o habitual. Felizmente, é possível purificar seu aliado para que o efeito seja removido.

Alguns segundos após utilizar a habilidade citada acima, o Senhor da Ilusão matará todos os personagens que estiverem com menos de 50% de MP.

Dica: para evitar mortes desnecessárias, traga habilidades de purificação e, se possuir, Hierogramas de Platina.

Para provar que come heróis e heroínas no café da manhã, o Senhor da Ilusão pode escolher um alvo aleatório em qualquer momento da luta. Quando isso acontece, o alvo morre após um curto período de tempo. Não há nada que possa ser feito para evitar esse efeito.

Quando tiver menos de 50% de HP, o Senhor da Ilusão desaparecerá, iniciando então a Matriz de Ilusão na arena. Essa habilidade prende os personagens dentro de uma pequena sala, cercada por quatro Ilusões Celestes.

Esses inimigos possuem um ataque de morte instantânea e sempre atacam na direção para qual estão voltados: esquerda, direita ou centro.

Para se salvar, atente-se aos pilares que aparecem nas paredes, caso a Ilusão esteja na parede esquerda ou direita. Quando a Ilusão emana um brilho, é sinal de que seu ataque será realizado pelo centro da sala.

A área do efeito de morte é indicada por uma luz roxa no chão, que aparece aleatoriamente e deve ser evitada de qualquer forma.

A princípio, apenas uma Ilusão irá atacar. O restante das Ilusões Celestes se ativa com o passar do combate, tornando a arena um gigantesco show de luzes mortais.

Dica: ainda que aconteçam em momentos aleatórios, os ataques das Ilusões possuem um padrão que se repete: ao atacar, elas nunca geram a área de efeito no meio, no canto ou em outro ponto da arena. Assim, ao prestar atenção, seu grupo sempre sabe para onde correr e se salvar.

Note que mesmo ao serem derrotadas, as Ilusões Celestes continuam utilizando esse ataque especial.

Uma vez que as quatro Ilusões Celestes forem derrotas, a Matriz de Ilusão terminará e você poderá continuar lutando com o Senhor das Ilusões.

Ao final do combate, a recompensa será o baú Horda do Senhor das Ilusões.

8. A Pradaria Desolada

Sem a presença desse chefe, a estátua do Salão do Crepúsculo surgirá, emanando uma trilha de luz que guiará o seu grupo até a Pradaria Desolada, uma região escondida ao leste do Templo do Crepúsculo que se conecta ao Submundo.

Só que antes de chegar nesse local, será preciso vencer o mini-chefe Armadura Espiritual de Shengjie, um ser formado por armaduras possuídas pelo espírito do Marechal Shen Wuluo. De modo geral, a Armadura não é muito forte, mas possui a habilidade de criar clones de si mesma, o que pode causar problemas.

Em seguida, basta seguir pelo caminho liberado, tomando cuidado para não cair nas áreas com lava. Alcançando uma luz rosa, seu grupo será levado até a Pradaria. Depois, desvie das partes do terreno que se levantam para evitar dano e encare o Colluseast Sombrio e o Despedaçador de Almas ao mesmo tempo.

Colluseast Sombrio

Despedaçador de Almas

O Colluseast possui uma habilidade de área em forma de leque, sempre conjurada na frente dele, que causa dano de fogo constante. Personagens atingidos por essa habilidade são extremamente suscetíveis aos ataques do Despedaçador, morrendo instantemente caso sejam atingidos.

Já o Despedaçador possui uma habilidade em área, conjurada a até 10 metros dele, que causa dano de água constante. Assim como na situação anterior, personagens afetados pela água morrem ao serem atingidos pelo ataque do Colluseast.

Dica: divida seu grupo em dois, forçando os mini-chefes a se separarem.

9. A Roda do Destino

Depois de eliminar essa dupla da pesada, converse com a Princesa do Luar para enfrentar o chefe Vingança Letal na Roda do Destino.

A Vingança Letal, assim como seus predecessores, consegue reduzir o dano recebido logo após ser atacada durante um tempo.

Periodicamente, a Vingança realizará um ataque com amplo alcance, interrompendo a canalização dos alvos atingidos.

Durante os ataques, a Vingança ainda escolhe aleatoriamente um integrante do grupo, causando dano e infligindo efeito de sangramento no processo.

Como parte de sua habilidade de conjuração, utilizada enquanto a luta durar, a Vingança Letal poderá realizar dois tipos de convocações:

Os Arqueiros de Manto Branco são inimigos que não podem ser escolhidos como alvos e são completamente invulneráveis.

As Chamas Demoníacas e Tornados Demoníacos são demônios que aparecem em um personagem que realiza ataques de curta distância e em dois personagens de ataques de longa distâncias. Esses personagens são escolhidos aleatoriamente a cada conjuração.

As Chamas são identificadas por círculos vermelhos e possuem o efeito de morte instantânea.

Os Tornados são identificados por círculos azuis e possuem o efeito de puxar personagens para o seu centro.

No decorrer da batalha, tanto a Vingança Letal quanto suas conjurações recebem um bônus para seus respectivos danos. Essa bonificação pode ser acumulada até 50 vezes.

Por sorte, a Roda do Destino irá abençoar os personagens dentro de seu alcance, garantindo a eles um bônus de 50% aos danos causados a cada 10 segundos. Essa bonificação pode ser acumulada diversas vezes.

Tendo em vista a quantidade de HP da Vingança, essa luta será bem longa e exigirá bastante do seu grupo.

Caso perceba que o campo de batalha está ficando caótico, você pode contar com a Roda do Destino para fazer com as areias do tempo retrocedam, permitindo uma eventual mudança favorável no combate. Esse efeito é ativado automaticamente após um personagem utilizar a Roda do Destino e tem limite de três usos.

Atenção! Após usar as três vezes, a Roda do Destino desaparecerá.

Ao ativar a Roda, todos os Arqueiros de Manto Branco, assim como os círculos gerados pelas Chamas Demoníacas e Tornados Demoníacos, desaparecem. Além de proporcionar essa limpeza na arena, o efeito de voltar no tempo possui outras duas vantagens.

A primeira é que a quantidade de HP da Vingança Letal não é restaurada, garantindo que seu grupo tenha mais chances de eliminá-la. A segunda é que todos os personagens que tenham morrido momentos antes da ativação da Roda são ressuscitados com buff e chi completos no local exato em que iniciaram o combate.

Usando essas táticas ao seu favor, é só continuar atacando até que a Vingança Letal seja eliminada de vez.

10. Reestocando Caixões e saindo da instância

Ao final do combate, Inna Woo e Tsuan aparecerão.

Inna oferecerá um máximo de 10 Caixões de Inocência para cada personagem, ao custo de 10 GOLD por unidade.

Tsuan oferecerá a opção de sair da instância.

11. Recompensas da instância Templo do Crepúsculo Revisitado

Após derrotar o chefe Vingança Letal, você terá a chance de obter a Gema da Alma Guerreira, um item necessário para desbloquear o Sistema do Repositório da Alma Guerreira.

A cada incursão bem-sucedida, entre os drops aleatórios derrubados pelo chefe, você ainda poderá encontrar materiais necessários para a criação dos equipamentos da Alma Guerreira do Crepúsculo.

Se você fizer parte de um Clã e completar essa instância ao lado de dois ou mais aliados, é possível concluir os Objetivos de Clã, além de ganhar Pontos de Cavalaria e Fundos de Lealdade ao completar determinados Desafios.

Parabéns! Você venceu a primeira parte do Templo do Crepúsculo. Só que esse não é o fim. Será que você também consegue superar os desafios que te esperam na segunda parte desse capítulo?



Equipe Level Up