• Notícias
  • Comunicados

Concluído às 10h30:

Pessoal,

Depois de uma força tarefa de nossa equipe, trabalhando mais de 24h seguidas nos servidores de PW, e do pessoal da desenvolvedora às vésperas da virada do ano, conseguimos colocar tudo no ar, conectado e bonitinho. Agora, ainda que o erro “Login ou senha Incorreto” apareça eventualmente (certifique-se de que não é o Cadeado fechado em sua Conta Level Up!; se for, basta desativá-lo normalmente), todas as contas podem se logar no jogo normalmente.
Em resumo:

- Se você trocou sua senha depois das 22h00 de 29/12, é possível que a senha não tenha sido alterada. Tente se conectar com as duas senhas, nova e antiga. Uma delas definitivamente funcionará.

- Se você criou sua conta antes das 22h00 de 29/12 e não trocou sua senha, mas está recebendo o erro “Login ou Senha incorreto”, basta selecionar a opção “Forçar” e aguardar. Com o servidor de autenticação no ar, é pouco provável que você receba este erro. Mas ele pode acontecer pela quantidade de acessos simultâneos no momento da abertura do servidor.

- Se você não conseguia desbloquear o Cadeado em sua Conta Level Up, já é possível fazer isso normalmente.

- Se você creditou sua conta após as 22h00 de 29/12, seus créditos já devem estar disponíveis. Entretanto, caso não tenha recebido seus créditos corretamente, entre em contato com nossa Central de Suporte para que eles possam ajuda-lo. Não se preocupe: você não perderá nenhum valor em GOLD!

- Se você criou sua conta após as 22h00 de 29/12, pode receber o erro “Login ou Senha incorreto” ao tentar se conectar ao jogo. Não se preocupe: você não perdeu sua conta ou seu progresso. Basta entrar em sua Conta Level Up, selecionar esta nova conta e clicar em “Esqueci Minha Senha”. Crie uma nova senha e você poderá acessar sua conta novamente.

- Como anunciado anteriormente, ativaremos os eventos "Era de Ouro e Prata" como compensação pelo inconveniente.

- Mais uma vez asseguramos que 1) houve apenas a falha física nos discos do servidor de autenticação, causada pelas fortes tempestades em São Paulo. 2) Não houve nem haverá Rollback. Não há motivo para isso e nenhum progresso será perdido. 3) não houve acesso indevido de terceiros ao banco de dados, nem o acesso de ninguém às senhas ou Login de ninguém. Não houve nenhum caso de “hack” e não há razão para alarmes. 4) NÃO haverá Rollback. Não haverá. Não.

Conecte-se e aproveite para se divertir nesta época de festas!

Equipe Level Up

---------------------------------------

Atualizado às 08h00:

Pessoal,

Verificamos que precisaremos de mais um tempo para colocar tudo no ar. Esta é uma decisão difícil, pois estamos correndo para que tudo dê certo e as estimativas sejam cumpridas. Infelizmente, prolongaremos a manutenção por tempo indeterminado. Não se preocupe, o manteremos informado sobre cada nova evolução da situação.

Pedimos desculpas pelo inconveniente e agradecemos a compreensão.

Equipe Level Up

---------------------------------------

Atualizado às 04h35:

Pessoal,

Vamos realizar uma manutenção extraordinária nos servidores de Perfect World, para reiniciar todos os sistemas. A manobra visa sincronizar os dados com o novo servidor de Autenticação. Com isso, é provável que muitos dos problemas que persistem, como o acesso de contas novas ou que trocaram a senha, voltem a funcionar.

A manobra terá início às 04h45, com término previsto para as 08h45. Durante o procedimento, o acesso ao jogo estará indisponível.

Pedimos desculpas pelo inconveniente e agradecemos a compreensão.

Equipe Level Up

---------------------------------------

Atualizado às 04h26:

Pessoal,

Colocamos o servidor de Autenticação em caráter de testes no ar. Caso você enfrentava o problema do Cadeado ativado, e não conseguia desativar para entrar, tente liberá-lo agora e se conectar ao jogo. Caso receba o erro "Login ou senha inválido", use a opção "forçar entrada". Lembramos que, se você mudou sua senha durante a tarde, é bem provável que a alteração não tenha ocorrido :) Sua senha pode ser a mesma de sempre.

Para uma boa quantidade de casos como este, o acesso foi normalizado. Para os casos de novas contas criadas após as 22h00 de 29/12, o acesso ainda está indisponível, mesmo criando novas senhas. Continuaremos a trabalhar nas configurações para que tudo volte ao normal.

Fique de olho!

Equipe Level Up

---------------------------------------

Atualizado às 02h06:

Pessoal,

Servidores já com o sistema operacional. Estamos instalando, agora, o SQL Server e copiando os backups dos discos. A previsão atual é que, nas próximas duas horas, este processo esteja concluído. Em seguida, realizaremos os testes para verificar se tudo está ok, e se mais algum jogador será afetado de alguma forma – e como solucionar estes casos :) Aí, ele vai ao ar.

Também estamos agendando verificações em todos os demais servidores, de PW e dos outros jogos, para encontrar possíveis falhas físicas que tenham sido causadas também durante o temporal. Isso vai nos ajudar a agir mais rapidamente em casos semelhantes a este.

Fique de olho, atualizaremos a situação à medida que tivermos novas informações!

Equipe Level Up

---------------------------------------

Atualizado às 00h16:

Pessoal,

Estamos trabalhando para restaurar os novos discos do servidor de Autenticação. No momento, estamos no processo de instalar o sistema operacional neles, para instalar as aplicações.

Algo novo: também estamos, em paralelo, trabalhando com uma segunda alternativa, um segundo servidor de Autenticação, com novos discos e espelho ao que está no ar agora. Fazemos isso pois, caso tenhamos qualquer problema na hora de subir os novos discos, podemos ter a alternativa como backup, de forma a restaurar o serviço o mais rápido possível.

Assim que estes servidores forem ao ar, duas coisas ocorrerão:

- A quantidade de gente recebendo a mensagem “Login ou Senha inválidos” cairá drasticamente, e isso não deve ocorrer mais (desde que sua conta tenha sido criada antes das 22h00 de 29/12).

- O pessoal com contas bloqueadas por conta do Cadeado devem poder desativar a medida de segurança para poderem logar novamente.

Vamos mantendo você atualizado de tempos em tempos. Fique de olho!

Equipe Level Up

---------------------------------------

Pessoal,

Desde as 10h da manhã começamos a receber mensagens de jogadores relatando dificuldades para se conectar em Perfect World. Verificamos e identificamos uma instabilidade no servidor de Autenticação. As pessoas afetadas recebiam a mensagem “Senha ou Login Inválidos” mas, se insistissem, conseguiam entrar. Isso aconteceu por volta do momento em que colocamos o último comunicado no ar.

Entretanto, a situação pareceu piorar com o passar do dia e, ao realizarmos uma nova análise mais profunda neste equipamento, identificamos uma falha física grave em três dos quatro discos deste servidor. Em uma análise preliminar, eles parecem ter sido danificados pelos picos de energia ocorridos durante as tempestades desta semana, em São Paulo. Por conta disso, por volta das 15h00, começamos a realizar o processo de troca destes discos, retirando 75% da capacidade do servidor de autenticação do ar.

Desde então, a grande maioria que tentou entrar no jogo recebeu a mensagem "Senha ou Login Incorreto". Quem persistia algumas vezes, ou utilizava a opção "Forçar Entrada", conseguia se conectar. Para entender mais sobre a situação, agrupamos algumas informações abaixo. Tentamos explicar da forma mais clara possível. Espero que tenhamos conseguido!

 

O que é o servidor de autenticação?

Quando você faz o login no Client, ele envia os dados que você entrou para este servidor, onde as informações são verificadas com o banco de dados. Se eles estão corretos, este servidor manda um ok para o seu Client, dizendo que você pode entrar. Se não, recebe a mensagem "Login ou senha incorreta". Quando este servidor está fora do ar, ou se demora muito para responder, você também recebe a mensagem "Login ou senha incorreto".

 

Houve falha de segurança? Minha conta foi hackeada? Meus dados foram roubados?

Não, de maneira alguma. Seus dados estão seguros. Nenhuma informação no Banco de dados foi afetada e não houve acesso externo. O que houve foi uma fatalidade no servidor intermediário entre o Client e o banco de dados, causada pelo mau tempo. Nada mais grave que isso.

 

Haverá Rollback?

Não, bata na madeira, vire esta boca para lá! Não haverá rollback no jogo. Assim que o Servidor de Autenticação for colocado no ar, você poderá voltar a acessar normalmente.

 

Por que eu conseguia me conectar se usasse a opção "forçar entrada"?

A falha física ocorreu em 3 dos 4 discos deste servidor. Para realizar a remoção, não foi preciso desligar o servidor e interromper por completo o acesso ao jogo. Entretanto, com apenas um disco, ele estava funcionando com 25% da capacidade e voltava erros constantemente. Eventualmente, assim que os novos discos estiverem prontos e com as aplicações instaladas, vamos iniciar a configuração das aplicações do servidor de Autenticação e, para isso, será necessário removê-lo completamente do ar por alguns momentos. Quem está logado continuará no jogo, mas não será possível se conectar novamente até o término da manobra. Ainda não temos uma previsão para o procedimento, mas acreditamos que tudo seja restabelecido nas próximas horas.
 

Como isso vai me afetar?

A falha nos discos só afetará você em três casos:

- Se você criou uma conta a partir das 22h00 de ontem, será preciso definir uma nova senha. Não se preocupe, você não perdeu seu progresso ou sua conta. Mas é preciso criar uma nova senha após o fim da manutenção para que o servidor de Autenticação faça uma nova ligação com o banco de dados.

- Se você realizou compras de GOLD a partir das 22h00 de ontem, é possível que não tenha recebido ainda. Identificamos cerca de 280 pessoas que que recarregaram suas contas. Os valores devem voltar a ser entregues, em teoria, assim que o serviço for normalizado. Caso isso não aconteça, entre em contato com nossa Central de Suporte.

- Se você mudou sua senha durante a tarde, as mudanças não ocorreram :) Sua senha será a mesma de sempre.

 

Então, se eu recebia a mensagem "Login ou senha incorreto", posso logar normalmente?

Sim, você ainda pode se conectar ao jogo usando a opção "Forçar entrada". Assim que o acesso for normalizado, você receberá uma menor incidência de erros de "Login ou Senha inválidos". A exceção vai para contas criadas entre as 22h00 de ontem e as 10h00 de hoje. Neste caso, será preciso criar uma nova senha após o fim da manutenção para voltar a acessar o jogo com sua conta.

 

Qual é a previsão para a normalização do acesso?

No momento, não temos uma previsão para que o acesso ao jogo seja normalizado. Precisamos de tempo para concluir a instalação e a configuração das aplicações do servidor de Autenticação, para realizar todos os testes necessários e garantir que tudo esteja funcionando direitinho. Como mencionamos acima, quem já está logado continuará no jogo, mas não é possível se conectar novamente até o término da manobra.

 

Haverá algum tipo de compensação?

Sabemos o quão frustrante é não conseguir acessar o jogo, especialmente nesta época de festas, quando todos estão em casa tentando se divertir. Então pensaremos em ações com carinho. De início, ativaremos o evento "Era do Ouro e Prata" até 05/01/2015. Informaremos em breve caso tenhamos mais eventos.

 

O que vocês estão fazendo para evitar que coisas assim voltem a ocorrer no futuro?

Nosso Datacenter está equipado com diversos filtros e proteções para evitar que este tipo de ocorrência meteorológica afete nossos equipamentos. Entretanto, pela gravidade e intensidade da tempestade em São Paulo, mesmo estas proteções não foram suficientes. É uma fatalidade e, ainda que rara, pode ocorrer. Estamos sempre a postos para sanar a situação o quanto antes.

Abrimos ainda um tópico no fórum para juntar todas as perguntas que você, por ventura, ainda tenha. Nossa equipe estará lá respondendo em tempo real :)

No mais, pedimos novamente desculpas por todo o inconveniente no dia e agradecemos imensamente pela compreensão. Manteremos este comunicado atualizado para que você esteja ciente de tudo o que acontece.

Obrigado!

Equipe Level Up

Confira também